Faz um tempo que eu postei essa foto acima no meu facebook de panqueca de banana integral, e algumas pessoas me pediram a receita. Bom, depois de algum muito tempo eu estou compartilhando. Na real demorou tanto tempo que eu nem lembro mais o que eu fiz. Eu modifiquei um pouco a minha receita preferida de panquecas, mas tudo no olho e na minha pura imaginação.

O bacana dessa receita é que depois ela pode ser modificada conforme o gosto de cada um. A variação que eu vou passar tem um sabor bem pronunciado da farinha integral. Se você não é muito fã desse sabor forte, pode usar um pouco menos. Se achou que podia ter mais gosto de banana, da próxima vez pode usar uma banana a mais. Talvez prefere mais doce? Um pouco mais de mel resolve.


Então ai está algo parecido com que eu fiz...eu acho.... :)

Panqueca integral de banana 
(receita modificada com base em outra do livro Clinton St. Banking Company Cookbook)

1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo, clara e gema separados
200 ml de leite, em temperatura ambiente
40 g de manteiga derretida
1 colher de sopa de mel
1 banana média amassada

Peneire as duas farinhas juntas, umas duas vezes, pra elas misturarem bem. Peneire novamente com o fermento e o sal. Misture os ingredientes.
Em outra tigela misture a gema, o leite, a manteiga derretida e o mel, até incorporar. Misture os ingredientes líquidos aos ingredientes secos. O resultado deve ser irregular, combinado apenas até formar uma massa. Incorpore levemente a banana amassada.
Bata a clara em outra tigela, até ficar com picos suaves, não muito firmes. Tome cuidado para não bater demais as claras.
Gentilmente misture metade da clara batida na massa com uma espatula. Então, incorpore a outra metade. Lembrete: a massa não precisa ficar uniforme e deve ter partes das claras em neve não incorporadas na massa.


Aqueça a frigideira. Coloque um pouco de manteiga para untar. Separe 1/4 de xícara (aproximadamente 4 colheres de sopa) de massa e deixe cair na frigideira. Quando ver que bolhas começarem a se formar no topo é hora de virar e fritar o outro lado. Repita com o restante da massa.

Serve 2 pessoas.


Eu recomendo você comer essa panqueca acompanhada de um chazinho de erva doce. O sabor forte da farinha integral casa maravilhosamente bem com o suave do chá.


1 comentários: