Eu não penso que comer algo puramente porque ele é considerado saudável seja uma boa ideia. Na verdade, eu acho chato. Um tédio. Qual a graça de comer algo somente por representar ser bom para saúde. E quanto ao sabor? Aroma? Querer dividir com alguém, de tão gostoso que é?
Eu acho esse pensamento de comer simplesmente por ser saudável uma auto sabotagem, pra ser sincera. 


Quando eu vi a receita desse bolo quis fazer imediatamente. Primeiro porque a foto dele no livro é aaaalgo, da vontade de comer a página. Segundo porque a lista de ingredientes me pareceu tão legal e com ingredientes que eu nunca havia usado antes pra fazer um bolo. Ele tem ingredientes saudáveis? Sim. Mas não é só isso, ele é maravilhoso também!


Eu fiz ele tem um tempinho, e vendo as fotos eu lembrei do sabor, do cheirinho tentador que a minha casa inteira ficou enquanto ele assava.  


Minha alimentação mudou muito, de dois anos para cá. Eu consumo bem mais vegetais e hortaliças, mas porque eu gosto. E muito! Não como um brócolis pensando quais nutrientes estou comendo. Mas porque eu gosto. Eu faço ele de maneiras que acho tão gostoso que o valor nutritivo não é o foco da minha alimentação. Eu não gosto de chuchu, de nenhum jeito, não vou comer só porque em algum lugar está escrito que eu tenho que comer. 
Não existe alimento "milagre". Aquele que vai me fazer a pessoa mais saudável do mundo. O melhor caminho é o da diversidade.
Meu ponto é, coma porque você quer, porque gosta. Descubra um jeito que vai te fazer querer comer mais vezes. Faça receitas novas. Diversifique o cardápio de casa com ingredientes novos. Tente.

Tente esse bolo de coco ;)

Bolo de coco
(retirado do livro The Sprouted Kitchen)

1/4 de xícara de óleo de coco extra-virgem, derretido
2 xícaras de coco ralado sem açúcar
3/4 de xícara de açúcar mascavo
3/4 de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral para confeitaria*
1/2 de colher de chá de noz moscada ralada na hora
1 1/2 de colher de chá de fermento 
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
400 ml de leite de coco (eu usei 200 ml, que é uma garrafinha)
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de açúcar 
2 xícaras de amoras (pra servir)

*nos EUA exitem várias classificações para farinha de trigo. Para essa receita, eu substituí 1 xícara de farinha de trigo integral de confeitaria (que não existe por aqui) por 1/2 xícara de farinha integral e 1/2 xícara de farinha comum, peneire essa mistura umas duas vezes, pra elas misturarem bem.

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma de bolo inglês com um pouco de óleo de coco.

Coloque o coco ralado em uma forma e leve ao forno para tostar até ficar marrom-dourado, em torno de 4 minutos. Cuide, porque pode queimar bem rápido. Separe 1/2 xícara, que vai por cima do bolo.

Em uma tigela grande, combine 1 1/2 xícara do coco tostado e o açúcar mascavo. Peneire as farinhas, a noz moscada, fermento, bicarbonato de sódio e sal, misture esses ingredientes. Em outra tigela, combine os ovos, então adicione 1 xícara de leite de coco, o óleo de coco e o extrato de baunilha. Gentilmente combine os ingredientes líquidos na mistura de farinhas, até combinar. Coloque a mistura na forma e asse até que um palito inserido no meio saia limpo, 45 à 50 minutos.
Remova do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Enquanto o bolo esfria, combine 1/4 de xícara de leite de coco e o açúcar e misture bem. Adicione mais açúcar ou leite de coco, dependendo da consistência que você quer (Não vai ser preciso usar todo o leite de coco). Desenforme o bolo e  coloque essa calda sobre ele e depois o coco ralado restante. Sirva com as amoras.



**Minha calda foi um pouco diferente: eu misturei um pouco de açúcar com suco de limão e levei ao fogo até o açúcar derreter, depois coloquei sobre o bolo. 
**Como eu vi no mercado polpa de coco, pensei que o bolo ficaria liiiiindo com grandes lascas de coco, e foi o que fiz. Até hoje eu tenho essa lascas tostadas, que ficam uma delícia com iogurte e fruta!


1 comentários:

  1. Hum!!! Parece que algo mudou quando vi esse bolo, a boca salivou... Abriu um buraco no estômago... Fiquei roxa de vontade de provar, vou ter q/ fazer a receita! Bjss criativa.

    ResponderExcluir