Sempre quando eu vou ao mercado já vou direto na parte de orânicos. Ver o que tem de novo e o que esta com o preço pagável (porque pagar 8 pilas em meia duzia de batatas não dá né!). Eis que chego nos orgânicos semana passada e me deparo com os morangos mais lindos já vistos! Aaaah, morangos orgânicos são os melhores! Eu como eles com os olhos! E o cheiro...hmmmm...tasquei logo três caixinhas com um sorrisão de orelha a orelha. A última vez que comprei morangos orgânicos foi há um ano mais ou menos! O que faz todo sentido, porque a agricultura orgânica respeita a sazonalidade de cada fruta e verdura. Enfim, lá estou eu, voltando pra casa faceira da vida, cheia de morango. Peguei o meu livro de receitas especiais, cuja autora parece uma princesa de contos de fadas, com cabelos dourados compridos e vestidos brancos esvoaçantes. Eu estava muito de olho nesse livro, Love, Bake, Nourish , meses antes de comprá-lo, a fotografia é incrível e as receitas de bolo com frutas pareciam algo espetacular. Como eu tinha um ingrediente especial, procurei uma receita especial no meu livro especial. 


O resultado do meu bolo com certeza foi diferente do que o do livro, devido algumas modificações que eu tive que fazer por conta de ingredientes e tal... mas valeu a tentativa, porque o bolo ficou muito bom! O bolo fica leve, e simplesmente dá vontade de comer tudo, até ficar só farelos no prato.

Uma palavrinha sobre a receita, alguns ingredientes e minhas modificações.... 

Bom eu escrevi a receita tal qual ela está no livro. Caso você tenha acesso a todos os ingredientes e queira fazer a original. A receita parece mais complicada do que é, mas é um preparo fácil, só precisa de tempo... Se você tem morangos em casa e está doido pra fazer algo com eles, mas que seja um pouco mais simples, pode fazer maravilhosas panquecas cobertas com morango ou esses muffins que são moleza.
* a farinha espelta: eu não tenho onde comprar farinha espelta. Então substitui por uma xícara e meia de farinha de trigo comum e meia xícara de farinha de amêndoas, que eu mesmo faço em casa, usando um mini processador.
* o maple syrup: o meu maple estava acabando no dia que fiz a receita, mas mesmo se tivesse o suficiente pra receita não usaria. Maple é meio que caro pra nós simples mortais brasileiros, como ele tem a função de adoçar, só que de uma maneira mais suave, eu usei calda de agave no lugar. Acho que teria como usar mel também...
* água de rosas: se você quer desesperadamente fazer o bolo e não tem água de rosas não tem problema. A função dele no bolo é o aroma e um leve sabor. Ele não tem uma participação significativa na estrutura do bolo, o bolo não vai ficar todo errado se não usar água de rosas. 



Bolo de morango e água de rosas

Ingredientes:
16 colheres de sopa (em torno de 226g) da manteiga sem sal, em temperatura ambiente (macia)
2 xíc. de farinha espelta branca, peneirada
3 ovos
2 col. de chá de fermento
2 col. de chá de água de rosas
3/4 de xíc. de maple syrup
Casca ralada de um limão siciliano
Açúcar de confeiteiro ou pétalas de rosa, para decorar (opcional)

Para o recheio:
3 xíc. de morangos
Suco de um limao siciliano
2/3 de xíc. de creme de leite fresco
1 col. de sopa de maple syrup
1 col. de chá de água de rosas
2/3 de xíc. de iogurte grego
5 col. de sopa de geleia de pétalas de rosas (ou de framboesa)

Aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe duas formas redondas com 20 cm de diâmetro. 
Na tigela da batedeira, coloque a manteiga, e bata até ficar um creme claro e fofo. Adicione 2-3 colheres de sopa de farinha e os ovos, um de cada vez, com a batedeira funcionando. Continue batendo, até obter um creme leve (se ficar com cara de que coalhou, adicione mais uma colher de sopa de farinha). [Eu tive que deixar bater um tempinho, fiquei meio apavorada, achando que o bolo tinha desandado, mas aos poucos a manteiga incorporou com tudo]
Usando uma colher de metal, gentilmente incorpore o restante da farinha e o fermento, somente até combinar, tomando cuidado para não mexer demais. Coloque a água de rosas, maple syrup, e a casca ralada do limão, incorpore suavemente.

Divida a mistura igualmente entre as formas, nivelando a massa com a parte de trás de uma colher, e asse por 20 minutos, ou até o centro ficar firme ao toque. Remova do forno e deixe esfriar nas formas de 5-10 minutos antes de virá-los em uma grade para esfriar completamente.

Quando o bolo estiver frio, prepare o recheio. Primeiro corte dois terços dos morangos, fatie no sentido do comprimento e reserve. Esprema o limão sobre os morangos. Bata o creme de leite até formar picos suaves, então, gentilmente misture o maple syrup e a água de rosas. Incorpore o iogurte.

Coloque uma camada de bolo no prato de servir e espalhe a geleia sobre ele. Sobre a geleia coloque o creme preparado, então arrume as fatias de morango por cima do creme. Cubra com a outra camada de bolo, decore com o restante dos morangos, e peneire um pouco de açúcar de confeiteiro por cima se quiser, ou algumas pétalas de rosa.



A parte nada glamourosa!!! A bagunça!!!



0 comentários:

Postar um comentário