Sempre tem aquela pessoa por perto pra dizer que o tempo está passando muito rápido e que talvez chova. Bem...eu sou uma delas. 
Embora eu tenha achado que fevereiro se arrastou de forma absurda (mas como dá pra ver eu ainda comento em que velocidade o tempo passou), janeiro parece que escorregou por entre meus dedos. Igual areia da praia.

Eu me sinto nostálgica em relação a falta de vento que o início de janeiro teve. Como você acha que é morar em um lugar em que o vento faz a curva? (não só no sentido figurativo...) Um dia vimos uma imagem de satélite pra entender que raio de fenômeno da natureza acontece que o vento não pára NUNCA! E pra minha surpresa a pontinha do continente que eu moro é onde correntes de vento se encontram pra fazer a curva ¬¬

Mas enfim...janeiro começou com fins de tarde com cores lindas e desprovidos de vento \o/


Eu fiz uma geleia que há tempos queria fazer: damasco com baunilha. 


Em janeiro teve bolo de chocolate...


E teve muita jogatina. 


Aqui tô eu fazendo um pão e tentando tirar uma foto. Que ficou tosca por sinal.


Eu fiz uma receita de cookies "geração saúde", feita com óleo de coco. 


Tomei o super badalado Chandon pela primeira vez. Graças ao Walmart, que fez uma promoção pós fim de ano. Acho que nunca mais vou conseguir comprar uma garrafa por 45 mangos.


A outra metade do meu panettone-de-fermentação-natural-que-foi-feito-em-forma-de-bolo-porque-a-massa-ficou-muito-mole foi descongelada.


O sol nascendo de forma sublime...e aquele mini ser humano é o André.


Eu comprei esse lírio, que deixou minha casa perfumada até ficar murchinho.


Dizem que tudo que é bom acaba, cookies inclusive. 


Teve sobremesa fazendo a linha "aproveitando o que tem na geladeira".


Alguém aí conhece a campanha que o chef Alex Atala está fazendo, a #eucomocultura? Eu nunca me senti tão "eu sou verde amarelo, eu sou Brasil" quanto no findi que a gente comeu tambaqui feito na panela de barro e pastelzinho com cachaça.   


Esse pão me deixou orgulhosa:


E esse também:



Fevereiro começou bem, com um dos meus pratos favoritos: massa com molho vermelho. E só. Mas tem que ter manjericão fresco. Um dia eu li na biografia da Audrey Hepburn (minha atriz mais favorita do mundo!!!), escrita pelo filho mais velho dela, que uma das suas comidas favoritas era massa com molho vermelho, isso me fez achar que a gente seria melhores amigas. #bff


Aqui tô eu de novo tentando tirar fotos, que saem toscas, enquanto faço pão.


Eu fiz esse cupcake que a realidade dele está a milhas de distância de como ele estava na minha imaginação de quem vê muitas fotos de cupcakes perfeitos.


A mesinha de centro ganhou novos livros :)


Teve um sábado com uma chuva torrencial...


Acompanhado de uma infestação de barata na minha área de serviço. Por causa disso tivemos que estender as meias dentro de casa, improvisando um varal, fazendo com que a gente se sentisse morando em um cortiço da virada do século XX, porque a área não estava apenas infestada de baratas, mas ficou também de veneno. E o meu sorriso na cara? Porque tem que rir né...fazer o quê?


Uma tentativa falida de fazer chocolate. No processo em que as sementes do cacau devem secar na minha casa elas mofam. ¬¬ Dica: não more muito perto da praia.


Teve pão de hamburguer e tartine de atum.


A mini abóbora mais fofa do mundo:


André no momento cool fazendo um mix de estampas <3


E a gente comprou esse decantador, que faz a nossa mesa ficar a cara da riqueza:


Essa panqueca integral de pera com flocos de quinua já está na lista das top five!


E ovo pouched mais perfeito que eu já fiz na minha simples existência na face da Terra. Eu sempre quis fazer um ovo pouched assim, perfeito, redondinho e sempre saiu algo aos fragmentos pela espumadeira. Então, em uma bela noite, quando eu estava com o interesse zero de ovo perfeito ele sai perfeito! o.O
Isso não aconteceu mais desde então. ¬¬ Pelo menos eu tenho uma foto do dia em que fiz um ovo pouched perfeito.


Eu fiz essa torta que ficou divina e linda. Eu achei ela tão linda que não conseguia mais parar de tirar fotos. 


Compramos algo que estava na lista há um tempo: uma maquina de fazer massa!!


Meu primeiro pão de nozes :)


Antes de ir pra receita do bolo, eu tenho muito orgulho de mostrar a minha produção cinematográfica que mais parece um experimento feito por uma criança na feira de ciências da quinta série: Keep Calm & bora fazer pão!  

 

Pra você que leu todas as minhas peripécias, esperando finalmente chegar na receita, aqui está ela:


Bolo de banana e canela (levemente adaptado do livro Love, Bake, Nourish)

1 xic. de farinha de trigo
1/2 xic. de farinha de trigo integral
2 col. de chá de fermento em pó 
1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio
1/2 col. de chá de sal
1/2 col. de chá de canela em pó
9 col. de sopa de manteiga derretida
1/4 de xíc. de mel
2 ovos
4 bananas maduras
1 col. de chá de extrato de baunilha
2/3 de xíc. de nozes picadas


Pré aqueça o forno a 160°C. Unte e enfarinha uma forma de bolo inglês.

Misture todos os ingredientes secos em uma tigela. Em outra tigela misture a manteiga derretida e o mel, até ficar bem misturado. Bata os ovos, um de cada vez na mistura de manteiga e mel, com uma colher de pau, então adicione a banana. Depois, misture as nozes e o extrato de baunilha. Incorpore a mistura de farinha, um terço de cada vez, mexendo bem para combinar antes de adicionar o próximo terço.

Coloque a massa na forma, arrume o topo com a parte de trás de uma colher ou espátula, e asse por 1 hora, ou até que um palito inserido no centro saia limpo.. retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos antes de desenformar. Então deixe esfriar completamente em uma grade antes de mangiare!

2 comentários:

  1. Oi.... E'... Eu já estava morrendo de saudades de uma postagenzinha no blog! Para minha surpresa uma mega postagen!! Parabéns filha, tudo com muito bom gosto e criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mãe!!! <3 isso é bagagem que vem de casa :D

      Excluir