Vamos começar esse post com a piada do ano no mundo dos sorvetes. Esses dias na fila do mercado eu vi uma querida criança, segurando faceira seu pote de sorvete, e quando eu olho a embalagem, agora eu não lembro o nome da marca, estava escrito "FEITO COM LEITE" haaaaaaahahahahaha!


Ai ai - fiquei até com dor de barriga. 

Porfa neh! A matéria prima do sorvete é o leite, logo não existe sorvete sem leite!
Me faz pensar que:

- Se antes não era leite, então o que era? :O
- E se já usavam, porque colocar na embalagem como se fosse um benefício, quando na verdade não é. Que jogadinha de marketing chinfrim hein! Tirando uma onda com o consumidor, coisa feia!


Mas agora vamos falar de sorvete de verdade, aquele que você pode fazer em casa :)
Então, eu vou ser sincera, para fazer uma sorvete cremoso e delicia tem que ter uma sorveteira. Mas isso é simples, comprei a minha há um ano e lembro que na época não era um valor caro. Pagamos menos de 200 reais. A sorveteira é o principal. Depois eu recomento você ter um livro que ensine técnicas e tenha opções de sabores, o meu é o Ciao Bella, que é muito bom. 
Mais outro item, que te ajuda a fazer um sorvete com uma textura melhor, é ter um termômetro digital de cozinha. Eu fiz muitos antes de ter o termômetro, mas digo com toda certeza que o termômetro ajuda um bocado, e torna mais fácil ainda, tipo uma criança pode fazer. Porque quando as temperaturas são atingidas, o termômetro que vai indicar e você não vai ficar na dúvida se o ponto está correto.
Resumindo: sorveteira, termômetro e livro. E você vai fazer sorvetes/gelatos i n c r í v e i s!

O segredo é não comprar esses itens achando que vai economizar depois em sorvetes no mercado.  Porque esse pensamento vai fazer você nunca usar a sorveteira e ela vai continuar na caixa guardada no armário. É saber que vai comer sorvetes de altíssima qualidade, sem química, feitos por você. Você sabe que não estará comendo estabilizante mono e diglicerídeos de ácidos graxos ou goma guar (eu também não faço ideia do que são essas coisas), mas o seu sorvete, que foi feito com  muito amor e carinho! 


Gelato de Baunilha
(retirado do The Ciao Bella Book of Gelato&Sorbeto)

Ingredientes: 
Medida da xícara: 250ml

2 xíc. de leite integral
1 xíc de creme de leite fresco
1/2 fava de baunilha*
4 gemas (eu sempre uso três)
2/3 xíc. de açúcar
3/4 de col. de chá de extrato de baunilha
pitada de sal

*para remover as sementes: corte a fava no sentido do comprimento na parte superior, e com a ponta da faca retire as sementes que estão dentro. E a fava que sobrou você pode colocar em um pote com açúcar para ter açúcar baunilhado!

Para fazer...
Em uma panela de fundo grosso combine o leite e o creme de leite fresco. Coloque as sementes da baunilha na mistura fria de leite.
Coloque a mistura de leite em fogo médio e cozinhe, mexendo ocasionalmente para não formar uma película em cima, até pequenas bolhas se formarem nas bordas e a mistura chegar a temperatura de 76°C. Retire do fogo e deixe descansar por 20 minutos. Retorne a panela para e fogo e leve a mistura novamente a 76°C ou até que pequenas bolhas se formem nas bordas. Então, retire do fogo.

Em um tigela a prova de calor misture as gemas até ficarem cremosas. Gradualmente adicione o açúcar, misturando sempre, até ficar bem incorporado e a mistura estar grossa e amarelo claro. Adicione a mistura do leite, bem devagar, ao creme de gemas, mexendo constantemente. Eu uso uma concha. Retorne para o fogo e ligue em fogo baixo. Cozinhe, mexendo constantemente com uma colher de madeira, até que ficar em uma espessura que cubra a parte de trás da colher e a temperatura chegue a 85°C. Não deixe ferver.

Uma dica: quando fiz pela primeira vez deixei muito tempo e meu gelato não deu muito certo. Se não tiver o termômetro, passe o dedo na parte de trás da colher, se marcar o risco que você fez, então está no ponto.


Passe por uma peneira, deixando cair em uma tigela limpa. Mexa a cada 5 cinco minutos e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Uma vez frio, cubra e leve a geladeira por no mínimo 4 horas ou durante a noite.
Remova da geladeira, e suavemente misture o extrato de baunilha e o sal. Coloque a mistura na máquina de sorvete e siga as instruções do fabricante.
Transfira para um pote e deixe no freezer por 2 horas antes de servir.

Rende 1 litro.


Eu sei que vendo de primeira parece difícil. Mas conforme você vai fazendo, vai se tornando cada vez mais fácil. Eu faço gelato em casa a mais ou menos um ano, e se tem uma das coisas que valeu muito a pena ter investido aqui em casa, foi na sorveteira. 
Super apoio você se quiser comprar uma!

0 comentários:

Postar um comentário