Depois de ter fracassado nessa geleia, tanto em sabor, quanto em tentar segura-la, eu meio que tinha desistido de tentar fazer geleias.


Ah sei lá, desanimei. 
Então com o meu estoque de geleias acabando (sim, eu tinha várias geleias por causa dos vidrinhos que eu achava fofo, para poder produzir as minhas depois e ter onde guardar) vi que era hora de vencer o medo. Sou tão nova, não vou desperdiçar anos da minha vida desanimada com as geleias. Né!
Então fui procurar na internet uma receita, porque eu fiquei meio traumatizada com o meu livro. Cata receita dali, receita de lá e nada do que me agradasse. Então venci mais um desafio, abri o livro que antes eu havia criado cisma, por conta da tal geleia de morango azedinha. Folheando o livro eu fui me maravilhando com as receitas que ele possui. Sabores tão diferente comparado com as opções que vemos no mercado! 


Mas quis começar humilde, então primeiro fiz uma de laranja com canela. Assim que ela ficou pronta, esfriou e eu realmente não estava me aguentado, provei um pouco em uma fatia de pão. Boom! A melhor geleia, super melhor de laranja que eu já comi. Confesso que eu me elogiei bastante mentalmente...
Empolgadíssima e amando meu livro, logo já colei o olho nele atrás de outra, e esse título me pegou: pear-lemon marmalade. Com a fotinho dos cardamomos que vão na receita. É essa!


Só tem uma notícia boa e uma ruim, qual você prefere primeiro?
Tá, a ruim, porque depois sempre é bom ouvir a boa de consolo né. 
Ela exige um pouco de paciência, porque leva dois dias pra ficar pronta, porque as frutas ficam desenvolvendo os sabores. E é um tiquinho complicada, mas não muito, é só ler a receita com atenção que dá pra tirar de letra. ;)


A boa é que é muuuitoo, mas muuuito sensação! Vale a pena cada segundo que você se empenhar em fazer.
Com certeza é uma das melhores que já comi. Mais uma vez eu me passei nos auto-elogios quando a comi no meu pão com canela. 
O legal é que essa receita rende. Eu fiz com a proporção de 625g de pera e rendeu três vidrinhos.
Se não quiser fazer o tanto que a receita diz, basta só fazer as conversões para a quantidade que você deseja. Regra de 3 é uma santa ajuda nessas horas ;)

Bora então!!

Geleia de pera, limão e especiarias

1 kg de peras bem maduras
793 g de limões, cortados como na foto abaixo
1.600 kg de açúcar 
118 ml de suco de limão
1 pauzinho de canela
4 cravos
4 cardomomos, suavemente quebrados, para tirar suas sementes.

Foto do corte dos limões


Dia 1
Primeiro prepare o suco da pera: corte a pera no sentido do comprimento em quatro pedaços ou em oito, depende do tamanho da fruta. Coloque os pedaços em uma panela de aço inoxidável e cubra com água até os pedaços ficarem boiando livremente. Ferva em fogo alto, então baixe o fogo e deixe ferver. Cubra e cozinhe a fruta por 2 a 3 horas, ou até os pedaços estarem bem macios e o liquido estiver começando a ficar tipo uma calda (pra mim não ficou tudo isso de tempo no fogo porque eu fiz uma quantidade menor). Conforme as peras cozinham mexa a cada 20-30 minutos, adicionando mais água se necessário. O nível da água deverá ficar alto o bastante para a fruta permanecer submersa enquanto cozinha.
Passe o suco por uma peneira, colocando o liquido em uma tigela limpa. Deixe a peneira com os pedaços de pera por cima e cubra tudo com filme plastico.

Prepare os limões: coloque os limões cortados em uma panela de aço inoxidável e cubra com bastante água. Leve a fervura em fogo alto, então baixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos. Escorra, descartando a água. Retorne com os limões para a panela e cubra com água, até ultrapassar mais ou menos uns 3 cm. Leve a fervura sobre fogo alto, baixe para médio e cozinhe, coberto, por 30-40 min, até a fruta estar bem macia e o liquido ter reduzido significativamente. Remova do fogo, cubra e deixe descansar durante a noite em temperatura ambiente.

Dia 2
Coloque umas 3 colheres em um pratinho, e leve para o freezer, para poder testar o ponto da geleia depois.

Remova o filme plástico das peras. Descarte as peras e passe novamente o suco pela peneira, para retirar qualquer sólido. 

Coloque o açúcar em uma panela grande de aço inoxidável. Gradualmente misture o suco de pera, o suco de limão, e os limões cortados e seu liquido. 
Ela fala para colocar as especiarias em infusor de chá, como o meu é pequetito, coloquei tudo em uma gaze. Funcionou direitinho. Coloque as especiarias também na panela. 

Leve a mistura a fervura, em fogo alto. Eu tive que baixar o meu fogo, porque transbordou...
Inicialmente, a mistura irá borbulhar suavemente por alguns minutos, então, conforme a água vai evaporando e a concentração de açúcar aumenta, começará a criar uma espuma. Não mexa durante a primeira fase que começa a borbulhar, então, uma vez que começa a espumar, mexa suavemente com uma espatula de borracha (acho que silicone serve também). Conforme vai chegando perto do final, mexa suavemente a cada minuto ou dois. A geleia estará pronta quando a cor estiver levemente mais escura e as bolhas bem pequenas. A autora fala que todo esse processo leva no mínimo 30 minutos, depende do tamanho da panela de cada um.

Foto do último estagio de fervura. 
   

Para testar o ponto: desligue o fogo, remova uma colher do freezer e coloque um pouquinho de geleia. Deverá estar brilhosa, com pequenas bolhas. Recoloque a colher no freezer, e deixe por 3-4 minutos, então remova e sinta a parte de trás da colher, deverá estar levemente morna. Incline a colher verticalmente, a geleia deverá descer lentamente. Se descer muito rápido, volte para o fogo e cozinhe por mais alguns minutos, mexendo e testando novamente.

Quando a geleia estiver pronta, desligue o fogo e não mexa. Remova as especiarias, e use uma colher para remover qualquer espuma que esteja por cima.
Deixe a geleia descansar por 10 minutos, e então encha o vidrinho esterilizado que você separou.

Esterilizando:
Lave bem o recipiente, encha com água fervente e deixe por 5 minutos. Escorra a água e leve ao forno por 30 minutos, a 120°C. 


Bon appetit!




1 comentários: