Hoje tem comemoração no blog! Uma pessoa muito, muito fundamental na minha vida está aniversariando: minha querida mãe!

Por isso, ontem fiz uma receita pensando especialmente nela, no que poderia ser feito para celebrar o aniversário da mamisssss! 
Cá estou com morangos e mirtilos na geladeira, e uma receita de torta de cereja que eu queria fazer a um tempão. Como tudo é berrys mesmo, pensei que não haveria problema algum em substituir.



A torta é muito fácil, e fica incrivelmente saborosa, doce e azedinha na medida.
Minha vontade mesmo era de colocar essa torta em baixo do braço e ir até Porto Alegre comer contigo mãe, acompanhado daquele chá de maçã que só você sabe fazer!


Mãe, feliz aniversário!
Tu é, de longe, a minha maior inspiração. De garra, de força, de amor, de conquistas, de risadas, de alegria, de celebração a vida, de não deixar a peteca cair.
Tenho muito orgulho de ser sua filha e fazer parte daquilo que você construiu, me sinto muito abençoada de ter tido uma mãe maravilhosa como você desde a infância até hoje. Minha vida com certeza foi especial porque você faz parte dela.
Meu desejo é que você seja imensamente feliz, não consigo expressar todos os sentimentos mais profundos que tenho por você em palavras. Aqui vai o resumo: te amo!

Da tua filha, Paulinha.



Peguei a receita do Joy the Baker, um blog muito fofo que dá vontade de fazer todas as receitas.

Torta de Cereja (ou morangos e mirtilos, como eu fiz)

Ingredientes:
Massa:
2 1/2 xic. de farinha
2 colh. de sopa de açúcar
1 colh. de chá de sal
1 xíc. de manteiga (mais ou menos 114g), cortada em cubos
1/2 xic. + 1 colh. de sopa de buttermilk*

Recheio
4 xíc. de cereja
5 colh. de sopa de amido de milho
2/3 de xic. de açúcar granulado
1/8 colh. de chá de sal
suco de meio limão
extrato de amêndoa
1 colh. de sopa de manteiga

*buttermilk em casa: junte a 1/2 xic. + 1 colh. de sopa de leite uma colherinha de vinagre ou suco de limão. Misture e use normalmente.

Para fazer:
Massa:
Em uma tigela misture a farinha, açúcar e sal. Adicione a manteiga cortada em cubos, e usando os dedos, trabalhe a massa, quebrando a manteiga e incorporando-a a farinha. Alguns pedaços de manteiga ficarão tipo farelo e outros do tamanho de ervilha. Faça um buraco no meio e coloque o buttermilk. Use um garfo para misturar, incorporando o liquido à massa. 
Tente umedecer toda a farinha. Em uma superfície levemente enfarinhada coloque a mistura, estará úmida e desgrenhada (está perfeito). Divida a massa em duas partes e amasse delicadamente em dois discos. Enrole cada disco em filme plástico e leve a geladeira por 1h. 

Recheio:
Gentilmente misture as cerejas, amido de milho, açúcar, sal, suco do limão e extrato em um uma tigela.

Abrindo a massa:
Em uma superfície bem enfarinhada, abra a massa com o rolo, abra até que fique um pouco maior que o tamanho da forma. Se começar a grudar polvilhe mais um pouquinho de farinha, conforme for abrindo. Se os pedaços de manteiga começarem a derreter, enrole no filme e leve novamente para a geladeira e deixe mais um pouco, até ficar levemente firme ao toque (eu tive que fazer isso). Arrume a massa na forma e corte os excessos, até ficar quase nivelado com a borda da forma.
Abra a massa superior da mesma forma.
Use um pequeno cortador de biscoitos em forma de coração para cortar na massa superior (ou simplesmente use uma faca, como eu).

Montando:
Após ter colocado a base de massa, coloque o recheio por cima, espalhando os pedaços de manteiga. Coloque a parte superior da massa e sele a borda, com os dedos, ou com um garfo. Polvilhe açúcar granulado por cima.

Assando:
Leve em forno já pré-aquecido a 200°C, com a grade no meio, e asse por 15 minutos. Depois baixe a temperatura para 176°C e asse por 40-45 minutos, até que a crosta esteja dourada e o recheio borbulhando.
Retire do forno e deixe esfriar antes de servir.

Rendimento: uma forma redonda com 23cm de diâmetro 
[Fiz metade da receita]

1 comentários:

  1. Oi filha, hoje passando por aqui que percebi! Deixei comentários desse post no face e aqui não! Mas que gafe a minha.... Meu Deus esse post foi muito pra mim, ele é especial de mais, como deixei passar! Eu sei não adianta dar desculpas de doze horas em shopping, porque tem as folguinhas... Mas só tenho a agradecer a Deus por tudo, ter me dado filhos tão especiais! Vc é a filha que qualquer mãe no mundo gostaria de ter! Sou grata a ele por tamanha benção. Obrigada de coração por esta homenagem, com certeza ela estará eternizada em meu coração! Te amo do tamanho do mundo... Bjssss

    ResponderExcluir